domingo, 2 de novembro de 2008

Paris: La Tour Eiffel... quelques images

A torre Eiffel é uma estrutura imensa em ferro que foi erigida para a exposição de Paris de 1889. O Príncipe de Gales (depois rei Edward VII da Inglaterra) oficiou a cerimônia de abertura desta exposição. 

Das 700 propostas submetidas em um concurso para a escolha do projeto, uma foi escolhida de maneira unânime, foi a criação radical do engenheiro estrutural francês Alexandre Gustave Eiffel (breve biografia abaixo), que foi assistido no projeto pelos engenheiros Maurício Koechlin e Emile Nouguier, e pelo arquiteto Stephen Sauvestre.



Entretanto, a controversa torre suscitou algumas reações fortes, e uma petição de 300 nomes - incluindo aqueles de Guy de Maupassant, de Émile Zola, de Charles Garnier (arquiteto da Opéra Garnier), e de Alexandre Dumas filho - foi apresentada ao governo municipal, protestando contra a sua construção. A petição dizia: " Nós, os escritores, os pintores, os escultores, os arquitetos e os amantes da beleza de Paris, protestamos com todo nosso vigor e toda nossa indignação, em nome do gosto francês e arte e história francesas postas em perigo, contra esta inútil e monstruosa Torre Eiffel."
Resposta de Gustave Eiffel (na íntegra por ser brilhante e por ter se comprovado no tempo):

 “Eu direi a todos vocês o eu que penso, e tudo que eu espero. Quanto a mim, eu acredito que a torre terá sua própria beleza. Será que as pessoas pensam que, porque nós somos engenheiros, beleza não é levada em consideração no que nós construímos, que se nós apontamos para o contínuo e durável, nós não fazemos ao mesmo tempo nosso máximo para conseguir a elegância? Será que as condições reais da força não são sempre compatíveis com as condições ocultas da harmonia? O primeiro princípio de estética arquitetônica é que as linhas essenciais de um monumento devem ser determinadas por ele ajustando-se perfeitamente em um arranjo. Mas que circunstância eu precisei considerar no caso da torre? Resistência ao vento. Bem, eu mantenho que as curvas dos quatro arcos da base do monumento, baseados em cálculos, começando com o fundamento enorme e não utilizado na base, estão se afilando até a cimeira, darão uma grande impressão da força e da beleza, porque transportarão aos olhos o arrojo da concepção em sua totalidade. Similarmente, os numerosos espaços vazios que são parte do projeto, parte dos mesmos elementos que entram na construção, serão fortes testemunhas sobre a constante preocupação de não sacrificar de maneira inútil superfícies deixadas à mercê de tempestades impondo riscos à estabilidade da edificação. Além do mais, há uma atração nas coisas colossais, um encanto especial ao qual as teorias da arte ordinária dificilmente se aplicam. Nós manteremos que é por causa de seu valor artístico que as pirâmides têm ateado fogo à imaginação dos homens? Apesar de tudo, elas são qualquer coisa diferente do que elevações artificiais? Contudo que visitante permanece imóvel em sua presença? Quem não retornou de lá cheio de uma irresistível admiração? E qual é a fonte desta admiração, se não a imensidão do esforço e da grandiosidade do resultado? A torre será o edifício o mais elevado jamais construído pelo homem - não será conseqüentemente grandioso também, de sua maneira? Por que o que é admirável no Egito irá se tornar medonho e ridículo em Paris? Eu procurei uma resposta, e devo confessar não encontrei nenhuma.”
Os amantes da natureza pensaram que a torre interferiria com o vôo de pássaros sobre Paris. Mas a torre Eiffel foi admirada por Rousseau, por Utrillo, por Chagall, e por Delaunay. Quase foi demolida em 1909 quando expiraram os 20 anos de seu aluguel, mas acabou sendo conservada por causa de sua antena - usada para a telegrafia naquele tempo. A partir de 1910 transformou-se em parte do serviço internacional do tempo. O rádio francês (desde 1918), e a televisão francesa (desde 1957) igualmente empregaram sua estrutura.
Vejam algumas fotos de nossa visita à Tour Eiffel, o dia estava radiante:


Paris: La Tour Eiffel... quelques images from Alexander Gromow on Vimeo.


O fundo musical é um dueto composto eletronicamente em 1997, com Édith Piaf falecida em 1963, e Charles Aznavour, fazendo a segunda voz no dueto, obviamente, ambos cantam a linda música: "Plus bleu que tes yeux".
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Gustave Eiffel (1832 – 1923)
Nascido em 15 de dezembro de1832 em Dijon, Gustave Eiffel era um engenheiro e um construtor excepcionalmente dotado. Graduou-se na prestigiosa Ecole Centrale de Paris. Sua carreira extraordinária foi marcada em 1876 pela construção da ponte do Pia de Maria sobre o rio Douro em Portugal, depois pelo Viaduct de Garabit no centro da França em 1884 e pela estação central de Budapeste na Hungria. Foi responsável pelas estruturas do metal do armazém de Bon Marché e do banco de Crédit Lyonnais em Paris, e a cúpula do observatório de Nice, e, sobretudo, pela impressionante estrutura interna da Estátua de Liberdade de Frederic Bartholdi em 1885. A construção da torre Eiffel em 1889 foi sua realização culminante. Sua carreira como um empreendedor viria ao fim com a falha do projeto do Canal de Panamá. Desde então, devotou seu tempo a gerir a torre e às diferentes experiências na área da resistência de ar, na observação da meteorologia e especial na instalação de uma antena gigante para as primeiras transmissões de rádio. Certamente, é por causa destas experiências que a torre Eiffel ainda está em pé, desde que foi construída inicialmente para durar somente 20 anos!

2 comentários:

Paulo Keller disse...

Minha filha de 8 anos, e já bem viajada, elegeu Paris como o próximo destino da família.
Eu já estive lá e também não vejo a hora de voltar.

Um grande abraço.

Paulo Kelller
AUTOentusiastas

A Paris... disse...

Caro Paulo,
Espero que este BLOG possa ajudar na sua planejada viagem à Paris. Eu estive lá algumas vezes, mas nesta eu decidi ir fundo em alguns detalhes que foram colocados à disposição do pessoal.
Paris é algo genial. Se necessiar de alguma dica faça contato...
Grato por seu Post
Alexander